terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Será que eu tenho pouco leite ?

 

Será que eu tenho pouco leite?
Todas as mulheres têm leite suficiente para amamentar seus filhos! A natureza nos fez muito eficientes… Embora a amamentação tenha uma base biológica (afinal, somos mamíferos), as influências culturais, psicológicas e sociais são muito fortes. As pressões do dia-a-dia são capazes de anular nossa “programação” genética para a produção e liberação de leite.

Como é produzido o leite?
Nosso corpo produz o leite a partir de informações e estímulos que são transmitidos por hormônios. E os hormônios da amamentação são fabricados a partir dos estímulos da sucção do peito pelo bebê que mama.

Por que eu estou com dificuldades?
Vários fatores podem interferir com a produção e liberação do leite. Ansiedade, medo, cansaço podem fazer circular em nossa corrente sanguínea uma grande quantidade de adrenalina e outros hormônios que atrapalham a amamentação. Isso nos dá a sensação de ter pouco leite, de que não vamos conseguir amamentar… Aí vem choro da criança, da mãe, da família…

Por que o meu bebê não engorda?
Quanto mais o bebê mamar, mais leite vai ser produzido. Muitas mães acham que devem “economizar” o leite, e acabam reduzindo o número de mamadas. Isso acaba causando mais problemas. Quando o bebê mama pouco e poucas vezes por dia, o cérebro recebe uma mensagem para diminuir a produção de leite… Por isso, observamos que dar o peito muitas vezes ao dia é a melhor dica para aumentar a produção de leite.

Como fazer para o bebê ganhar peso logo?
Sempre brincamos dizendo que o primeiro leite mata a sede e o segundo leite mata a fome. Por que? O primeiro leite que sai da mama é rico em sais minerais, água, proteínas e açúcares. Depois sai um leite misturado e então desce um leite mais encorpado, brancacento, que é rico em gorduras, saciando e engordando a criança.

Como fazer o bebê mamar o segundo leite?
Uma dica é fazer a ordenha e armazenar o primeiro leite, oferecendo ao bebê o segundo leite (mais calórico) primeiro!

 

Fonte: Amigas do Peito

0 comentários:

Postar um comentário

Fala mamãe !