terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mamilos planos e invertidos

 

Mamilos planos e invertidos

Algumas mães pensam que os seus mamilos são muito pequenos para amamentar, mas o tamanho dos mamilos em "repouso" não é importante, dado que o mamilo é só 1\3 da porção da mama que o bebé deve introduzir na boca para sugar plenamente.

O mamilo fica mais saliente nas últimas semanas de gravidez e /ou logo após o parto, pelo que não é necessário fazer qualquer manobra ou usar qualquer método durante a gravidez.

Para além deste aspecto, pode tentar rodar o mamilo entre os dedos de modo a torná-lo saliente.

A utilização de estimulação à formação dos mamilos e de formadores de mamilos durante a gravidez, é desaconselhada, dado que a estimulação pode desencadear contracções uterinas e não é evidente que os formadores de mamilo ajudem a melhorar o formato do mamilo, podendo ainda lesá-lo.

O que é importante é que coloque o bebé a mamar logo após o nascimento (durante a primeira meia hora a uma hora, ou logo que o seu bebé demonstre que procura o alimento (o que acontece entre os 8 e os 12 minutos, em grande número de recém nascidos). Evite ainda o uso de tetinas e de chupetas, para não prejudicar a adaptação do bebé à mama.

Pode deixar o bebé pegar do modo que ele quiser, promova o contacto pele a pele com o bebé e tente diferentes posições.

Se a mama está muito cheia, o mamilo fica menos saliente pelo que é benéfico extrair uma porção de leite para facilitar a pega do bebé.

A mãe pode ainda tentar espremer um pouco de leite para a boca do bebé; habitualmente, quando o bebé prova o leite, fica mais desperto e motivado para mamar.

Pode também tentar que o mamilo fique mais saliente, utilizando uma bomba ou uma seringa de 20ml, (ver figura Etapa 1; Etapa 2; Etapa 3) Este exercício realizado várias vezes ao dia durante 30, 60 segundos, e sempre antes de ir amamentar, tem demonstrado resultados positivos.

Se continua com dificuldades, após tentar estas técnicas, é importante que peça ajuda a um profissional de saúde ou a alguém com experiência em amamentação.

Fonte: Amamentar.net

0 comentários:

Postar um comentário

Fala mamãe !