terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Relato de Amamentação: Maria Esther, 22/10/2009

 

Minha bebê, Maria Esther, tem hoje 3 meses. Ela  é um bebê GIG ( nasceu de 39 semanas, de cesariana, com 51 cm e 4Kg), e tem o queixinho de Noel Rosa, que ela herdou do pai.

Ela nasceu na Perinatal, às 18h e 21, e no meio da noite a trouxeram para mamar, eu deitada, mas não nos acertamos, apesar de eu ter colostro. Meus mamilos são praticamente planos, e se a auréola estiver cheia então, totalmente planos. Ela não pegava mesmo, e ficava querendo dormir com o peito na boca... a enfermeira disse que ela era "preguiçosa", me mandou tirar a roupinha dela, eu fiz, não deu muito certo não... No dia seguinte, trouxeram ela de novo, várias vezes, e cada enfermeira que vinha colocava ela numa posição e falava uma coisa diferente, tira roupa, bota roupa... e todas falavam que ela não pegava direito, e até então a "pega correta" era para mim igual caviar - eu sei que existe, mas nunca vi...

Por conta da hipoglicemia, deram Leite Artificial (LA) para ela no berçário, em um chuca - não fui sequer consultada quanto a isso, nem se preferia copinho ou chuca, nada. Ela mamava super bem no chuca, com a maior fúria. A partir daí, a culpa passou a ser minha - eu que não tinha o bico bem formado, eu que não tinha leite suficiente, eu ouvi das pessoas ao redor tudo o que vc pode imaginar... meu primeiro filho não foi amamentado por falta de orientação - eu tentei, não consegui, desisti... sem estímulo o leite secou... e todos agora diziam, veja Matheus, foi criado com Leite Artificial e nem por isso deixa de ser saudável... amamentar não é para todo mundo, quem pode, pode, se vc não consegue, deixa para lá, o importante é não se estressar...

Em casa, comecei a usar as conchas de base rígida, comprei uma bomba manual e comecei e ver todos os vídeos no you tube sobre ordenha, amamentação, pega, etc... e achei essa comunidade... eu lia e experimentava... e enquanto isso minha sogra me entupiu de canjica (deu certo, efeito placebo, creio eu)... o leite apareceu e a minha princesa ia ensaiando a pega...

ela pegava tudo errado.. me arrebentava... fiquei com os mamilos fissurados, rachados, até um pedaço ela arrancou... também às vezes errava o alvo e ficava mamando a auréola com força, até eu colocar o dedo e tirar a boquinha dela, ela já tinha me deixado roxa... eu não consigo tirar muito leite com bomba, sai pouco... mas sei que quando ela consegue mamar, sai leite direitinho, pois vejo na boquinha dela, e ela golfa...

Comprei uma pomada de lanolina e isso me ajudou a aguentar as rachaduras... e as conchas ajudam a fazer o bico, mas só na hora, se eu tirar a concha por mais de cinco minutos, o bico já era... aguentei a dor, tive febre, leite empedrado, que consegui resolver graças às informações que obtive aqui...

Todo mundo que via achava estranho que um bebê saudável, grande, não-prematuro, tivesse tanto problema para fazer a pega e mamar, e mais estranho ainda: a mamadeira ela sugava bem forte ! O pai não acredita no meu leite, dizia que não saciava ela, que ela não dormia direito. Por isso fazia complemento e dava a ela na mamadeira, e aí ela dormia às vezes por 4 horas... enquanto que com o  Leite Materno (LM), seja quando ela com muito custo mamava no peito ou eu ordenhava e dava a ela na mamadeira, ela dorme quando muito duas horas, normalmente 1h e 30, 1h e 40...

Mas fui insistindo, incentivada pelas experiências que lia em fóruns de amamentação na internet, e fui botando ela para mamar, tirando com bomba o que ela não mamava, para não empedrar... e de repente a dor foi diminuindo... parece que o peito "criou calo"... ela começou também a acertar a pega mais vezes... (nem sempre acerta de primeira, normalmente é um exercício de paciência de ambas as partes)... e a amamentação, que de primeira era uma tortura, um sacrifício, está começando a se tornar até prazeirosa...

Fico pensando, o que fiz de errado no início ? O que eu poderia ter feito para evitar essa trajetória sofrida ? acabo tendo que concordar com quem postou que há toda uma atmosfera contra a amamentação, que somada com nossa ansiedade natural de mãe e alguma dificuldade eventual...

Tive muitas dúvidas, e a internet teve um papel indispensável para que eu pudesse amamentar minha filhota. Tudo o que li, pesquisei, está aqui, para que outras mães possam aproveitar.

0 comentários:

Postar um comentário

Fala mamãe !