sábado, 30 de janeiro de 2010

Mamãe Turbinada: Amamentação x Silicone

 

Ao contrário do que a maioria das mulheres pensa, seios com silicone podem permitir uma amamentação tão saudável quanto aqueles que não passaram pela operação. "Senti isso na prática: quando amamentei a Suzanna, ainda não tinha silicone. Depois que ela nasceu, fiz a cirurgia e engravidei novamente", afirma a cantora Kelly Key (na foto acima com os filhos). "E não senti nenhuma diferença quando dei de mamar ao Jaime Vitor, já com as próteses." O assunto, no entanto, é rodeado de dúvidas e, para esclarecê-las de uma vez por todas, convidamos o cirurgião plástico Sérgio Aluani, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e a pediatra Maria José Mattar, especialista em aleitamento materno.Confira a seguir a entrevista, em que eles falam sobre tudo: as causas das temidas dores que afligem algumas mamães siliconadas na fase de amamentação, os riscos de flacidez e até os procedimentos que, eventualmente, podem ameaçar a chegada do leite até o bebê.

Os métodos de implante atuais são seguros?
Existem várias maneiras pelas quais as próteses podem ser colocadas, e a maioria delas não oferece nenhum risco - caso a cirurgia seja realizada da forma apropriada. A exceção fica por conta dos procedimentos conhecidos por periareolar e transveolar, em que o enchimento é inserido pelas aréolas dos seios. "O corte é feito nos ductos - vias por onde o leite transita. Devido à incisão, esses ductos podem ser prejudicados, dificultando a passagem do leite e, até mesmo a produção", diz o especialista. Mas Sérgio garante que as estatísticas desses incidentes são muito baixas.

Quem pretende amamentar deve evitar a cirurgia para colocar silicone?
Não. "O silicone não interfere em nada na qualidade do leite materno", afirma o médico. Além disso, as próteses ficam localizadas abaixo das glândulas mamárias e, portanto, não interferem em nada na amamentação. Pelo mesmo motivo, o bebê não sofrerá para sugar o leite do seio mais rígido, típico de quem passou pela cirurgia.

Posso colocar próteses enquanto estiver amamentando?
Não, pois o período pós-operatório demora pelo menos um mês - para fazer exercícios, a espera é maior: seis meses. E o bebê, claro, não pode ficar sem mamar. Mas se você gostou do tamanho dos seus seios nessa fase, vale fazer uma visita ao cirurgião para que ele avalie exatamente a medida das próteses a serem implantadas quando o procedimento puder ser realizado.

O material que compõe a prótese pode fazer mal ao bebê?
Atualmente, as próteses de silicone são produzidas com um tipo de gel coesivo e envoltas por uma membrana. O gel coesivo garante que, mesmo havendo o rompimento da membrana, o líquido não vai se misturar com o corpo. Além disso, por serem inseridas abaixo das glândulas mamárias, as bolsas de silicone não impedem que o bebê sugue o leite normalmente.

O silicone atrapalha a produção de leite?
De maneira alguma. "A mulher que aumentou os seios não enfrenta dificuldade nesse sentido", garante a pediatra Maria José Mattar, do Departamento de Aleitamento da Sociedade Brasileira de Pediatria. "A quantidade de leite produzido depende da freqüência da sucção realizada pela criança, assim como das mudanças hormonais ocorridas na mulher, durante a gestação", completa. Em resumo: quanto mais o bebê sugar, mais leite a mãe vai produzir.

Próteses muito grandes podem represar o leite e provocar dores?
Sim. Mas isso normalmente só acontece quando não só o silicone é abundante, mas a quantidade de leite também. Isso porque o líquido pode ficar comprimido, problema facilmente solucionado com a retirada periódica do leite - ele pode ser armazenado, caso não seja hora do bebê mamar.

Seios com silicone sofrem com a flacidez?
Depende. "A aparência dos seios após a amamentação varia de acordo com a pré-disposição genética e o tamanho da mama, independentemente da presença das próteses", afirma o cirurgião.

Fonte: Minha Vida

16 comentários:

Laura L disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Maite Tosta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LAURA disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Maite Tosta disse...

Laura, não tenho nenhuma relação com as moderadoras do GVA, não as conheço, não somos amigas. Admiro a disponibilidade delas em tentar ajudar quem pede, mas concordo com você que é uma responsabilidade muito grande, estão lidando com pequenas vidas e com o psicológico de suas mães em um momento delicado. Eu também não sei se alguma delas é médica. Se quiser conversar, meu msn é maitetosta@hotmail.com, ou pode me add no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9972982774431280765 Vou deixar a área de comentários somente para assuntos relativos aos textos, então vou apagar nossa troca de mensagens, ok ? Fica com Deus !

Anônimo disse...

Nossa é muito bom saber que vou poder amamentar meu filho depois de colocar silicone, estava preocupada com esta quastão já que querro engravidar novemente.

Anônimo disse...

Olá tenho 26 anos e tenho uma bebe de um ano e um mês , a gravidez destruiu meu abdome , quero fazer uma abdominoplastia acompanhada de próteses de silicone , mas minha bebe ainda mama no peito , gostaria de saber quanto tempo depois que o bebe deixa de mamar posso colocar o silicone ?????
Obrigada !!!!!
Andressa

Anônimo disse...

Andressa.... eu coloquei silicone depois de 40 dias que minha bebe parou de mamar. Mais pense bem antes, pois o pos operatorio é bem complicado com bebe em casa... Minha bebe ficou bem tristinha, pois eu n podia pega-la no colo... e ela se afastou muito de mim por um tempo... depois voltou tudo ao normal. faça uma consulta e peça pro medico te indicar um secativo de leite.... (eu usei) para te auxiliar e tire suas duvidas. Espero ter ajudado

anny freza disse...

oi fiz minha cirurgia a 4 messes e predendo engravidar com quanto tempo posso ser mamãe tenho medo de atrapalhar a cicatrização pois ainda esta vermelho e dolorido onde tem os pontos obrigado desde já

Anônimo disse...

MEU BB TEM 7 MESES E QUERO COLOCAR PROTESE NOS SEIOS MAS UM CIRURGIÃO Q CONSULTEI DISSE Q SÓ POSSO COLOCAR DEPOIS DE 6 MESES DEPOIS Q O BB PARA DE MAMAR. VI Q UMA MAE POSTOU Q FEZ COM 40 DIAS DE DESMAME. QUANTO TEMPO PRECISO ESPERAR REALMENTE? PAREI DE AMAMENTAR ONTEM DE TARDE. HOJE AINDA TEM UM POUCO DE LEITE NO PEITO DIREITO. QUANTO TEMPO REALMENTE DEVO ESPERAR?

Anônimo disse...

Ola coloquei protese e engravidei 20dias apos a cirurgia,gostaria de saber se tem algum problema e comentar q vi o comentario acima que proteses colocadas pela aoreola pode ocorrer problemas,no meu caso coloquei por baixo da mama mas doi feito um corte na aoreola para retirada de pela existe algum risco?

Anônimo disse...

Infelizmente so dei de mamar a meu bebe 20 dias pois nao tinha leite suficiente. Estou louca para colocar as proteses de silicone mas não sei quanto tempo apos este periodo pós- operatório de parto cesareo pode acontecer o aumento de seios. Pesquisei na internet e achei um site de um medico em Londrina que falou algo em torno de 1 ano. Alguem sabe de fato qual a recomendação mais segura???
Anna
Recife.

Anônimo disse...

minha filha tem 10 meses e so mama a noite muito pouco, quase nao tenho mais leite e gostaria de colocar silicone, quantos dias posso colocar o silicone depois que ela parar de mamar?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anonimo disse...

acabei de descobri que estou gravida! e esta apenas com 7 messes que coloquei silicone, corro algum risco do meu peito doer ou arrebentar os pontos que estão recente?

Unknown disse...

Eu coloquei silicone e depois de um tempo engravidei o meu silicone rompeu faz 3 anos que eu coloquei eu tenho garantia de troca sem paga nada ?

Unknown disse...

Eu coloquei silicone e depois de um tempo engravidei o meu silicone rompeu faz 3 anos que eu coloquei eu tenho garantia de troca sem paga nada ?

Postar um comentário

Fala mamãe !